top of page

Um pouco da história da

Kawasaki

Tudo começou em 1878, em Tóquio, quando Shozo Kawasaki fundou a empresa Kawasaki Tsukiji Shipyard como um estaleiro para construir navios de aço transoceânicos. Em 1896, a empresa começou sua expansão para outros segmentos como construção, transportes e aviões. Isso mudou após a Segunda Guerra Mundial, pois a produção de aviões para os “kamikazes” era uma péssima imagem. Então, com o fim da produção de aviões, a empresa passou a ter muitos recursos e mão de obra ociosa e, em 1949, a divisão aeronáutica da empresa começou a pesquisar e desenvolver motores para motocicletas.

Foi então que, em 1954, o primeiro motor, com 58cc de dois tempos, foi construído para a empresa Meihatsu Company. Nesta época, a Kawasaki se aliou a Meguro, fabricante de motocicleta mais antiga do Japão. Para a empresa era perfeito, pois adquiriu todos os direitos da antiga empresa, utilizando suas instalações para montar uma rede de distribuição.

Já em 1961, a linha de produção em Kobe, exclusivamente para motocicletas, fabricava motos Meguro com motores Kawasaki de 50cc a 500cc. No ano seguinte a primeira motocicleta que carregava o nome Kawasaki, uma B8 com 125cc, foi produzida e lançada no mercado oficialmente.

No ano de 1965, estabeleceu escritório de vendas na cidade de Chicago, EUA, localizado em um velho armazém de carne. No ano seguinte, ingressou oficialmente no importante mercado americano com a fundação da subsidiária American Kawasaki Motorcycle Corporation.

A tradicional cor verde da Kawasaki surgiu para se tornar um ícone da marca em competições esportivas. O ano era 1968 e o Paddock de Daytona estava movimentado quando a Kawasaki apresentou sua moto de competição, A1R, pintada de um verde escandaloso.

harleydavidson.png
bottom of page